SABEDORIA JULHO RETIRO INVERNO - SUSEYA

Ir para o conteúdo

Menu principal:

SABEDORIA JULHO RETIRO INVERNO

Roteiros 2019

CAMINHOS DA SABEDORIA E RETIRO DE INVERNO
NO MOSTEIRO ZEN MORRO DA VARGEM
11 DIAS/10 NOITES
De 13 a 23/07/2019


O Circuito Caminhos da Sabedoria é um diálogo entre o Budismo e o Cristianismo. O município de Ibiraçu, por si só, já consagra este laço entre as duas religiões, pois abriga o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, sinal da fé católica que chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX, e o Mosteiro Zen do Morro da Vargem, primeiro Mosteiro Budista de toda a América Latina, fundado em 1974.
É um circuito de peregrinação espiritual marcado por igrejas, capelas e templos, além das belas manifestações da Mata Atlântica. É um percurso para ser feito com espiritualidade, em busca da real sabedoria.
Em uma caminhada realizada em 1987, o Monge Daiju, atual responsável pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem, tinha, entre seus objetivos, agradecer ao cristianismo e, em particular, ao catolicismo, por todos os ensinamentos recebidos na infância e adolescência. O projeto pessoal desencadeou a formação inicial do Caminhos da Sabedoria como um circuito espiritual que valoriza a natureza, a espiritualidade e a conscientização ambiental.

Sobre o percurso
Quem passa pela BR101 Sul encontra, imponente e iluminada, a Matriz de São Marcos, uma das imagens mais conhecidas do município de Ibiraçu. Ela é o ponto de partida do circuito Caminhos da Sabedoria, que completa seus 108 quilômetros assim que o participante chega ao Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde. Durante o trajeto, o caminhante será acompanhado de lindas paisagens naturais no interior de Ibiraçu, do contato com a vida interiorana e, de maneira privilegiada, do contato com si próprio, em um tempo reservado ao autoconhecimento e reflexão interior.
Ao todo, são 23 pontos de referência histórica, 21 capelas e igrejas, além do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde e do Mosteiro Zen Morro da Vargem - maiores símbolos de fé e espiritualidade regionais. O cenário proporciona uma verdadeira viagem pelo tempo, atravessando fazendas centenárias, matas, cachoeiras e igrejas antigas.
O percurso é sinalizado por placas e totens que indicam a distância já percorrida e a localidade atual, proporcionando pontos de referência ao caminhante durante todo o trajeto.
É importante que o caminhante esteja preparado fisicamente, pois o trajeto exige resistência e condicionamento físico.


Onde comer e dormir
Durante o percurso, todo o suporte aos caminhantes será oferecido pelas famílias dos agricultores   e empreendedores que ficam nas redondezas do circuito. As refeições e a hospedagem serão fornecidas na modalidade cama e café pelas famílias, num ambiente simples e acolhedor.

Sobre o Retiro Zen
Objetivo: Os retiros são uma oportunidade para pessoas de qualquer religião vivenciarem a rotina de um mosteiro Zen. A essência dessa rotina é baseada na disciplina, na atenção, na vida participativa e no respeito ao próximo.

Perfil do Público: Pessoas de todo o Brasil, de variados credos, independente da sua religião ou religião nenhuma, pois trata-se de um aprofundamento espiritual aproveitando a tecnologia milenar do treinamento monático.

Alimentação: A culinária do mosteiro é ovo-lacto vegetariana. Os alimentos orgânicos são produzidos no Mosteiro. Todas as refeições são realizadas em conjunto e seguindo um ritual disciplinado e formal.

O que trazer: Os praticantes devem trazer roupas leves, sempre com calças compridas e folgadas, camisetas com mangas curtas, um par de meias brancas, dois lençóis e uma fronha, toalha, sandálias (tipo havaianas) e itens de higiene pessoal.
Como o mosteiro fica a 470m de altitude, é recomendável trazer agasalho.
O mosteiro oferece colchões, travesseiros e cobertores.

Como se comportar e vestir:
Durante o retiro não é permitido o uso de bermudas, tops ou camiseta regata. Bermudas somente são permitidas para caminhadas nas trilhas.
Manter o máximo de silêncio faz parte do treinamento.

O último dia é de saída, a partir do horário do café da manhã.


Etapas do Caminho
A caminhada será de aproximadamente 100 Km dividida em cinco etapas com uma pausa para o retiro no Mosteiro Zen, onde poderá ser feito um Mini Caminho, o CAMINHO DA PURIFICAÇÃO, passando pelos 108 Torii's em 400 metros de subida até o topo da montanha:

1) Igreja matriz de São Marcos até o Mosteiro Zen: 18 km

2) Pousada Mosteiro Zen Budista até Piabas: 18,2 Km
3)
Piabas até o Quilombola: 17 Km
4)
Quilombola até Santo Antônio: 30,8 Km
5)
Santo Antônio até o Santuário Nossa Senhora da Saúde: 16 Km

Roteiro
Dia 13/07/2019 - TRANSFER DE VITÓRIA PARA IBIRAÇU –
Em horário a combinar, saída de Vitória para Ibiraçu - 65 km - até a Igreja de São Marcos - ponto 0 km do Caminho da Sabedoria. Parada para café da manhã (não incluído no pacote).
Dia 13/07/2019 – IBIRAÇU X MOSTEIRO – 18 KM: Início do Caminho no ponto 0 Km na Igreja São Marcos em Ibiraçu. Passaremos pelo centro de Ibiraçu até o Mosteiro Zen Vargem Alta, onde pernoitaremos. Chegada ao mosteiro, acomodações e orientações até 16h. Inclui hospedagem e jantar;
De 13 a 20/07/2019 – RETIRO DE INVERNO NO MOSTEIRO ZEN BUDISTA

Dia 20/07/2019 - MOSTEIRO X PIABAS – 18,2 KM
: Iniciaremos o segundo dia do caminho saindo do Mosteiro após o café da manhã. O destino será até Piabas, na casa da Sandra onde hospedaremos no sistema de cama & café. Inclui hospedagem, café da manhã e jantar;
Dia 21/07/2019 – PIABAS X QUILOMBOLA – 17 KM: Um dia com muitas subidas com direito a pernoitar em um Quilombola onde será o nosso destino. No Quilombola teremos a oportunidade de ouvir histórias das lutas de um povo sofrido e resistente num ambiente simples e acolhedor. Inclui hospedagem, café e jantar;
Dia 22/07/2019/ - QUILOMBOLA X SANTO ANTÔNIO –30,8 KM: Após o café da manhã, deixaremos o Quilombola e seguiremos até a Capela de São Benedito onde faremos um pequeno lanche. Dali seguiremos para a casa da Dora onde faremos nosso pernoite. Hospedagem, café e jantar;
Dia 23/07/2019 – 6ª feira: SANTO ANTÔNIO X SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA SAÚDE – 16 KM: Após o café da manhã, seguiremos até o Santuário Nossa Senhora da Saúde. Ali teremos a "possibilidade de participarmos de uma celebração" e entrega dos certificados. Transfer para Vitória. Fim dos nossos serviços.

Investimento:  A partir de R$ 2.200,00

Forma de Pagamento:

Entrada de 30% + restante parcelado até 01/06/2019.

Inclui:

- 10 noites de hospedagem - 7 noites no Mosteiro e 3 noites no regime Cama&Café;
- 10 cafés da manhã;
- 10 Jantares
- Transfer Vitória x Ibiraçu x Vitória;
- 1 Camisa Suseya;
- Carro para transporte de mochilas;
- Apoio com água e lanche de trilha no 3º, 4º e 5º dia da caminhada;
- Seguro Viagem.

Não Inclui:

- Passagem aérea, ônibus ou van até Vitória;
- Almoço, lanche de trilha no 1º e 2º dia do caminho;
- Bebidas;
- Tudo o que não consta no roteiro e no item INCLUI.

Como garantir sua participação:
Através do preenchimento e envio da Ficha de inscrição no link www.suseya.com.br/inscricao e pagamento da taxa de inscrição.

Dados Bancários para depósito da inscrição: Banco Bradesco – Ag 3472 – Conta 014622-6
Notre Dame Viagens Ltda – CNPJ 39.314.042/0001-32

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal