Caminhos de Santiago - Suseya Caminhos e Viagens

Ir para o conteúdo

CAMINHOS DE SANTIAGO NO ANO SANTO COMPOSTELANO

XACOBEO 2021



O que é Ano Santo Xacobeo ?
Ano no qual, o dia de Santiago Apóstolo (25 de julho) coincide num domingo (o que sucede habitualmente a cada 6, 5, 6 e 11 anos).
Sua origem encontra-se no fato de a tradição assegurar que o descobrimento dos restos mortais de Santiago ter-se-á dado num domingo.
O ano de 2010 foi um ano jubilar compostelano e o próximo será em 2021 seguido pelos de 2027, 2032 e 2038, quando os católicos poderão ganhar na Catedral de Santiago de Compostela, na plenitude, as graças do Jubileu ou perdão de todos os pecados.
Para ganhar o Jubileu é preciso cumprir algumas condições: visitar a Catedral de Santiago, mais precisamente o Túmulo do Apóstolo; rezar uma oracão por intencão ao Papa e receber os sacramentos da penitência e da comunhão, além do que se recomenda assistir à celebracão da Eucaristia.
A verdadeira graça do Jubileu, caso sejam cumpridas todas as condições, é a indulgência plenária. Ou seja, todo fiel, havendo cumprido as condições exigidas, pode gozar para si próprio ou transferir para entes falecidos, as indulgências, tanto parciais como plenárias, o que em suma significa, o perdão dos pecados.O advento do Ano Santo, confere à peregrinação à Santiago de Compostela importância qualitativa e quantitativa, comparada por alguns cronistas árabes da Idade Média, com a peregrinação mulçulmana à Meca.

Independente do Ano Santo Xacobeo, o Caminho de Santiago faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco, pois é um dos Caminhos com a maior peregrinação cristã, depois de Jerusalém e Roma. O objetivo dos vários Caminhos de Santiago existentes é chegar até a Catedral, onde se encontra o sepulcro do Apóstolo de Jesus, São Tiago Maior.
CAMINHO FRANCÊS

O mais conhecido e um dos maiores em extensão. Tem início em Saint Jean Pied de Port, atravessa os Pirineus para chegar à Espanha e seguir caminhando, em média, por 30 a 37 dias seguidos até a Catedral de Santiago de Compostela.



Caminho de Santiago Francês - Guiado - a Pé - Desde Sarria
DESCRIÇÃO DO ROTEIRO
1º Dia CHEGADA EM SARRIA.
Chegada ao aeroporto de Santiago e traslado ao hotel em Sarria. Sarria é o ponto de partida para muitos, pois fica muito perto dos míticos e dos últimos 100 km, que é a distância mínima a ser percorrida para obter a Compostela. É por isso que esta cidade medieval é uma das cidades mais comoventes e isso não decepciona nem os especialistas nem os peregrinos mais recentes. Dia de descanso, aclimatação e mentalização para a aventura que começará no dia seguinte.
2º Dia SARRIA - PORTOMARÍN (22,2 KM / +/- 5 HORAS).
Café da manhã . Dificuldade: baixa. Esta primeira etapa é suave, sem muitas pistas e com um passeio confortável. Entramos na Galícia mais profunda e nos deixamos surpreender pela beleza de seus castanheiros, carvalhos, rios, prados ... além de passar por cidades encantadoras como Barbadelos ou Ferreiros. A cidade velha de Portomarin está localizada sob as águas do reservatório Belesar. O rio Minho indica que estamos chegando.
3º Dia PORTOMARÍN - PALAS DE REI ( 24,8 KM / +/- 6 HORAS).
Café da manhã . Dificuldade: baixa. Começamos o passeio subindo em direção à Serra de Ligonde, onde subimos 725 metros. Neste dia, as paisagens verdes serão misturadas com algumas áreas pavimentadas e começamos a ver os famosos cruzeiros. Destacam-se as aldeias de Castromaior, Ventas de Narón e Ligonde. Alojamento em Palas de Rei.
4°Dia PALAS DE REI - ARZÚA (28,5 KM / +/- 7 HORAS).
Café da manhã . Dificuldade: média. Entramos na província da Corunha. Deixamos Palas pelo Campo dos Romeiros, um tradicional ponto de encontro dos peregrinos, para entrar em exuberantes florestas de eucalipto e pontes medievais, passando por belas cidades como Furelos, Boente e Castañeda. Esta etapa é mais difícil devido à distância, por isso é aconselhável fazer uma parada em Melide e aproveitar o famoso "polvo a feira", para finalmente chegar a Arzua, a famosa cidade de queijos. Alojamento em Arzua.
5º Dia ARZÚA - O PEDROUZO / AMENAL (19,3 KM / 22,6 KM / +/- 5 HORAS).
Café da manhã. Dificuldade: baixa. Breve e calmo estágio para assimilar tudo o que vivemos durante a jornada antes de chegar no dia seguinte em Santiago. Alojamento em Amenal / O Pedrouzo.
6º Dia O PEDOUZO / AMENAL - SANTIAGO DE COMPOSTELA  (19,4 KM / 16,1 KM / +/- 4 HORAS).
Café da manhã. Dificuldade: baixa. É a última etapa. Recomendamos que saia mais cedo para poder assistir à missa do peregrino, que é realizada às 12h. Primeiro chegamos a Lavacolla e continuamos a subir o Monte do Gozo, onde podemos apreciar, de longe, o primeiro vislumbre da tão esperada Catedral. Por fim, a Plaza del Obradoiro e a merecida satisfação pessoal de ter chegado a esse ponto. Alojamento em Santiago
7º Dia SANTIAGO DE COMPOSTELA.
Café da manhã.  Hoje desfrutaremos de uma visita com um guia oficial em Santiago de Compostela. Santiago de Compostela começou como um local de passagem por uma estrada romana, mas a descoberta da tumba do apóstolo Santiago no início do século IX deu origem a um local de culto nos confins de uma península então dominada pela invasão muçulmana . Desde então, toda a Europa partiu para Santiago, a cidade santa da cristandade, onde a graça da absolvição plenária os aguardava. Ali surgiu uma catedral românica, na qual a passagem dos séculos queria acrescentar a sobriedade do Renascimento e a majestade de um barroco que acabou traçando a imagem monumental da cidade, feita do granito de seus mosteiros, seus hospitais peregrinos, seus numerosos igrejas, suas imponentes casas e praças. À tarde, tempo livre para continuar desfrutando desta cidade antiga por conta própria. Alojamento em Santiago.
8º Dia SANTIAGO DE COMPOSTELA.
Café da manhã .  Hospedagem disponível até às 11h. Verificação de saída. No horário indicado, traslado ao aeroporto de Santiago de Compostela. Fim dos nossos serviços.

DATAS PREVISTAS PARA 2021:
28 de maio
11 de junho
25 de junho
10 de setembro
24 de setembro
08 de outubro
22 de outubro

INVESTIMENTO:
Com café da manhã - € 1.008,00
Com meia pensão (café da manhã e jantar) - € 1.189,00

FORMA DE PAGAMENTO:
No cartão de crédito em até 7 vezes sem juros

O QUE ESTÁ INCLUSO
- Alojamento em quarto duplo ou individual com café da manhã ou meia pensão, dependendo da escolha na hora da compra.
- Guia de acompanhamento especializado no Caminho de Santiago e, por sua vez, o guia turístico oficial da Galiza.
- Traslado de chegada do aeroporto de Santiago ao hotel em Sarria.
- Traslado de partida do hotel em Santiago de Compostela para o aeroporto de Santiago.
- Transporte de mochilas para cada uma das etapas ao longo do caminho (máximo de 20 kg por mochila ou bagagem - 1 mochila ou bagagem por pessoa).
- Visita guiada a Santiago de Compostela.
- Entrada para a Catedral de Santiago de Compostela.
- Mapa das etapas.
- Credencial do Peregrino (1 por pessoa).

O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO
Como norma geral, seguimos o critério da literalidade que conduz à conclusão de que o que não está explícito e especificamente detalhado como incluído no preço da viagem, não está mesmo incluído.
Voos nacionais ou internacionais.
Tudo o que não é mencionado na seção de preços inclui.

NOTAS
Valores por pessoa na acomodação escolhida, em moeda estrangeira, a serem convertidos em moeda local, ao câmbio Schultz do dia da compra, sujeitos a disponibilidade de lugares e a alterações sem prévio aviso.
QUARTO TRIPLO: QUARTOS COM SOFÁ OU CAMA EXTRA. Na maioria dos hotéis, o quarto triplo é composto por duas camas e cama extra (de armar) ou uma cama com sofá-cama ou dobrável.

Preencha sua Inscrição: Ficha de inscrição
Voltar para o conteúdo